INTENTO

Veja quem foram as pessoas que colaboraram para a criação e realização das quatro edições do Intento

Fundadores

Anna de Souza Aranha 

Gestora do Instituto Quintessa, dedica-se à aceleração e desenvolvimento de negócios sociais. Anteriormente, adquiriu experiência em organizações como Dersa, Disney e Consultoria Júnior Pública FGV. Graduada em administração pública na Fundação Getulio Vargas, possui relevante vivência internacional, tendo morado em países como Argentina, Chile, Estados Unidos e Itália.

Marcelo Campanér

Formado em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo, estudou também na IULM Milão e La Sapienza em Roma.  Possui experiência profissional no meio cultural (Ravello Festival com Domenico de Masi), terceiro setor (Ashoka Empreendedores Sociais) e corporativo (trainee e planejador estratégico de comunicação do Grupo Pão de Açúcar). Atualmente trabalha com produção de conteúdo para TV na Einstein Multimedia.

Patricia Aguirre

Psicoterapeuta com experiência nas areas: educacional, treinamento e desenvolvimento em empresas. Foi sócia dos empreendimentos: Spiro Livraria;  MCD World Music e Intento Produções Culturais e de Desenvolvimento Pessoal. Facilitadora de grupos de desenvolvimento pessoal e práticas corporais (Chi Kung, Yoga Taoista), introdutora no Brasil de Tensegridade (movimentoos energéticos) de Carlos Castaneda, e instrutora do Being Energy (relacionado aos ensinamentos de Carlos Castaneda). Participante de movimentos ambientais de sustentabilidade (Gaia Education) e Projeto EcoBairro.

Palestrantes

George Koukis

Fundador e Presidente da Temenos, é um self-made man que começou sua grande carreira empreendedora tendo em mente o desafio ao aforismo “você pode construir uma empresa de sucesso ou uma empresa ética”. Nascido na Grécia, e tendo primeiro imigrado para a Inglaterra e depois para a Austrália, Koukis provou que é possível construir uma empresa ética E de sucesso, ou mais ainda, uma empresa que atingiu o sucesso PORQUE é ética. Ele comprou uma pequena empresa à beira da falência e atraiu capital de investimento para criar a TEMENOS. Em 20 anos sob sua liderança, a empresa não só se tornou uma das principais empresas de software para bancos no mundo como também uma referência em Governança Corporativa.

Fabio Barbosa

Presidente da Abril S.A. desde o final de setembro de 2011, iniciou sua carreira na Nestlé e trabalhou por 7 anos no Citibank. Foi  presidente do ABN Amro Real desde 1996 e, em 2008, com a aquisição do Banco Real pelo Santander, tornou-se presidente  do  Santander Brasil. Foi presidente da Febraban de 2007 a 2011, é membro do Conselho da UN Foundation, para apoio a ONU e promoção da cooperação internacional, membro do Conselho do Instituto Empreender Endeavor e do Instituto Ayrton Senna.  Foi  premiado como  Líder  para a  Mudança  Social,  pela Fundação  para Mudança  Social,  em parceria  com a  ONU. Em 2011, foi reconhecido como Personalidade do Ano, pela Câmara Brasil-Estados Unidos de Comércio, em Nova York. E, em 2012, recebeu o  prêmio Campeões da Terra, concedido pelo PNUMA, por sua visão empresarial.

Luiz Felipe D’Avila

Diretor-presidente do Centro de Liderança Pública. Especialista em Liderança Pública, Luiz Felipe atua como professor e palestrante nos programas do CLP e como coach em vários governos estaduais e municipais. É embaixador do Human Rights Watch no Brasil, membro do Conselho IberoAmericano e da LASPAU, uma entidade sem fins lucrativos, filiada a Universidade de Harvard, cujo papel é promover a educação superior nas Américas. Formado em Ciências Políticas na American University in Paris e Administração Pública na Harvard Kennedy School, é autor de vários livros de história e política

Christina Carvalho Pinto

É uma das grandes lideranças planetárias na transformação inovadora e consciente dos conteúdos da mídia. Empresária, estrategista, criativa com centenas de prêmios nacionais e internacionais; sócia-fundadora do Grupo Full Jazz de Comunicação (www.fulljazz.com.br). Presidente do portal Mercado Ético – o maior do mundo sobre sustentabilidade (www.mercadoetico.com.br). Em 2010 Christina fundou o SHIFT- Agentes Transformadores, organização voltada a inspirar e formar líderes da Nova Era.

Marcelo Lacerda

É um dos mais bem sucedidos empreendedores da Internet e expert em tecnologias digitais e telecomunicações. Fundou o Terra Networks no Brasil e foi um dos líderes de sua bem sucedida IPO após sua aquisição pela Telefonica. Iniciou com mais dois sócios a F.biz, vendida para o grupo WPP em 2011 e hoje maior agência de publicidade digital do Brasil. Fundador e estrategista do grupo Blue Interactive, uma nova empresa de soluções em telecomunicação

Marcella Monteiro de Barros Teixeira Coelho

Escolhida como SHAPER de São Paulo pelo Fórum Econômico de DAVOS, Marcella atua em diversos movimentos ligados à cidadania como o Eu Voto Distritral, Movimento Oásis Santa Catarina, The Elders e Rede de Transformação Pública. Diretora do Comitê de Responsabilidade Social de Jovens da FIESP, membro do Conselho Curador da Fundação Dorina Nowill Para Cegos e do Conselho do Instituto Brasis. Formada em direito pelo Mackenzie, é advogada da área de Terceiro Setor, Responsabilidade Social e Cultura e passou por grandes escritórios como Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados. Busca aliar carreira professional à missão de vida.

Ricardo Young

Com visão empreendedora, transformou a empresa da família, a Escola de Idiomas Yazigi Internexus, num dos maiores cases de franquias do mundo. Na juventude, participou de movimento estudantil nas lutas contra a ditadura e pelas liberdades democráticas. À frente do Instituto Ethos, teve importante participação em fóruns internacionais, como o Pacto Global das Nações Unidas, o Global Report Iniciative e o ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social. Em 2010, foi candidato a Senador por São Paulo na chapa de Marina Silva e obteve mais de 4 milhões de votos, tornando-se uma das mais importantes lideranças empresariais e políticas na defesa da sustentabilidade, da ética a justiça social. Em 2012, foi eleito vereador da cidade de São Paulo com 42.098 votos. Acredita no resgate e na ressignificação da política como instrumento legítimo de transformação da sociedade e a serviço do cidadão.

Facilitadores

Patrícia Tavares

Professora da EAESP/FGV e do Insper nas áreas de Poder e Política Organizacional, Decisão e Negociação, Planejamento Estratégico e Gestão de Organizações Públicas. Possui experiência em docência, pesquisa e coordenação acadêmica de programas in company. Como consultora, atua em projetos de gestão de desempenho, mudança/cultura organizacional e planejamento estratégico, em organizações públicas e privadas.

Marcos Souza Aranha

É apaixonado pela diversidade do Ser humano, suas dimensões, relacionamentos e comunicação. Empreendedor, Economista, publicitário, há 10 anos atua como consultor, Coach, é membro da International Coaching Network. Atualmente é sócio da OW4Y Consulting, membro do Conselho Deliberativo do Instituto Vladimir Herzog. Foi Member of the Board da El Sitio Inc. durante 1998 e 1999. Atuou em Marketing, Branding e Publicidade durante 15 anos em empresas como J&J, WPP – Ogilvy e DenisonBrasil, e Leo Burnett, em cinco países. Foi co-fundador e CEO do portal de internet O Site e tornou-se o único brasileiro a fazer um IPO na NASDAQ-NY em 1999. É voluntário em ONGs que fomentam o empreendedorismo e a qualidade de vida. Economista formado pela Fundação Armando Alvares Penteado – 1982; Planejamento Estratégico – FGV – 2000; Conselheiro de Conselho de Administração – IBGC – 2012.

Mark Lund

Americano nascido em NY que está há 50 anos no Brasil. Filho de empreendedor, empreendedor é. O sucesso de marcas e empresas que montou reflete uma filosofia de vida tão fora da curva que virou “case” da Babson College (líder mundial no ensino de empreendedorismo). É convidado anualmente pela Babson para dar suas “life-changing” palestras aos MBAs desde 2004.

Fabiane Vasconcellos

Durante mais de 25 anos, atuei como executiva em importantes organizações como Grupo Pão de Açúcar, Sadia e Banco Real ABN AMRO, além de grandes empresas de comunicação como Talent, Almap e JWT, sempre como estrategista de marca e comunicação. Há cerca de 10 anos, me apaixonei por outras disciplinas das Ciências Sociais e cheguei até a Antroposofia, que alterou profundamente o meu jeito de ser, de pensar e de atuar no mundo. Fiz diversas formações em liderança e coaching à luz da Antroposofia, pela ADIGO Consultores e pelo Instituto EcoSocial. Ao longo de minha carreira, desenvolvi a habilidade de escavar e buscar a essência de marcas e organizações. Hoje, auxilio pessoas em seus processos pessoais de escavação através do Coaching, além de marcas e organizações que queiram escavar seu propósito, alterar sua cultura organizacional e preparar seus líderes para o novo mundo.

Inês Cozzo Olivares

Proprietária da T’AI Desenvolvimento Humano; Ex-VP da ABTD  Ass. Bras. de T&D; Consultora-Palestrante Internacional, especializada em processos de neurobusiness; Master-Trainer em PNL Sistêmica; Bacharel em Psicologia; Docente em Pós-Graduação e MBAs; Autora dos Livros “Abordagens Alternativas em T&D” e “Neuraprendizagem e Inteligência Emocional; Criadora do GEN – Gestão Estratégica com Neurociências

Arnaldo Bassoli

Arnaldo Bassoli é psicoterapeuta de indivíduos e grupos, com especializações em Gestalt-Terapia, Cinesiologia Psicológica e Cooperação e Jogos Cooperativos. Co-fundador da Escola de Diálogo de São Paulo, onde é professor e diretor – e trabalha na criação de novas metodologias dialógicas. Atua como facilitador de encontros de Diálogo e desenvolvimento de indivíduos e grupos, em organizações de todos os setores.

Sandra Corrêa Lotufo

Psicodramatista, pedagoga, atriz,  professora de teatro. Durante 7 anos atuou em peças e trabalhou na formação de atores com o diretor Antunes Filho. Mantém uma formação continuada com estudos e práticas em teatro físico. É auxiliar de professores na pós-graduação do curso de Formação em Psicodrama na PUC-COGEAE. Desenvolve projetos de cocriação entre teatro físico e sociodrama e ministra oficinas em escolas da rede pública e particular. Há 14 anos é integrante do ImagoMundi, grupo de estudos e desenvolvimento da consciência.

Lamara Bassoli

É fundadora e coordenadora dos cursos da Escola de Diálogo de São Paulo. Professora de programas in company de desenvolvimento de lideranças, talentos, Diálogo e comunicação. Psicoterapeuta e facilitadora de grupos de Diálogo. Ex-professora universitária. Colaboradora para a criação de estratégias educacionais para o desenvolvimento do Pensamento Complexo para cursos de MBA, Graduação e Pós-Graduação. Escritora e artista plástica.

Mariana Cogswell

Mariana Cogswell acredita na comunicação como um bem relacional, capaz de articular sentido e significado para SER, estar e criar riquezas juntos. É estrategista de comunicação com mais de 20 anos de experiência em “leitura” de cenários, pessoas e relações. Formada em propaganda, diálogo e coaching, é sintetizadora, facilitadora, buscadora e esclarecedora de sentido. Trabalhou na DPZ, Ogilvy, McCann, Talent e organiza o TEDxDaLuz. Hoje atua como coach e consultora através da Akashari – Caminhos com Sentido. Seu hobby é estudar o feminino. Em 2010 criou o círculo de mulheres Gestadoras de Futuro.

Henry Jackelen

Trabalhou nas Nações Unidas (PNUD) por duas décadas em funções de liderança e Diretoria nos programas de desenvolvimento econômico sustentável. Iniciou o trabalho da Agencia na área de micro-finanças e parceria com setor privado global. Foi Coordenador do sistema ONU no Paraguai, Bulgária e Representante Adjunto do PNUD em Brasília. Sua última função foi de estabelecer em Istanbul com o Governo da Turquia um Centro Internacional para apoiar parcerias com o setor privado. Antes de ingressar na ONU trabalhou como consultor para o Banco Mundial e outras agências de desenvolvimento em países da Ásia, África e América Latina.

Káritas Ribas

Psicanalista, filósofa, mestranda em Biologia-Cultural com Dr. Humberto Maturana, Fundadora do Instituto Appana e Coach com Abordagem Ontológica. Autora de livros e artigos científicos.

”Bebel de Arruda Botelho”

Graduada em Publicidade e propaganda, atuou durante 20 anos em agências de propaganda e promoções. Formada em coach ontológico pela Appana Mind, cursando Pós graduação em Lider coach na Appana Mind. Participou de retiros de meditação no Koppan Monastery no Nepal. Hoje atua, em “sua salinha” com foco no Desenvolvimento Humano, utilizando técnicas que propõem um olhar interno produtivo. Utiliza ferramentas como coach,  meditação, bio-feedback entre outras.

M. Christina Belfort

Graduada em Artes Plásticas, Especialização em “Ecologia Arte e Sustentabilidade, UNESP/UMAPAZ, dedicada a pesquisas e praticas em  Transdisciplinaridade. Designer de Sustentabilidade pelo Gaia Edutaction, UNITAR. Arte Educadora, Terapeuta, e consultora em Desenvolvimento humano integral, em organizações e no setor educacional. Coordenadora do Projeto ‘”Curar a Terra- São Paulo”. Designer de Ecovilas e designer de Sustentabilidade Urbana , TEDxDALUZ : As teias da Vida.

Simone Ramounoulou

Administradora de Empresas e Humanista, Relações Internacionais pela Universidade de base das Nações Unidas e pela Universidade de Florença, Itália Consultora  Organizacional em Projetos Internacionais, inclusive UNESCO, em programas especiais de integração organizacional e processos de aprendizagem, focados em valores humanos e em técnicas interativas, nas áreas de Governo, Empresas e Educação. Co-fundadora e Presidente Executiva do Instituto Antakarana-Willis Harman.

Alan Dubner

Empresário e executivo da Cybermind Comunicação Interativa, formado em Administração pela FGV. Consultor de Comunicação Interativa, Sustentabilidade, Mídias Sociais, Pesquisas Digitais e Customer Experience. Criador de projetos em Educação para Sustentabilidade, Jornalismo Digital, Mídias Sociais. Foi representante do Brasil na ONU para questão de inclusão digital (UN ICT Task Force). Foi representante da Forrester Research no Brasil.  Participou da implantação do primeiro curso de EAD do Senac, curso de Pós-graduação em e-Business, como idealizador, mentor e tutor. Foi diretor da Sociedade da Informação (Socinfo). É diretor do Instituto 5 Elementos.  Co-autor do Dicionário de termos de Marketing. Possui dezenas de artigos publicados em jornais e revistas especializadas. Certificado em Customer Experience Management (CEM+™) pela ShaunSmith+Co. alandubner.com

Carlos Bremer

Consultor, empreendedor, pesquisador, professor e pensador sobre gestão de empresas. Dedica há mais de 25 anos sobre como gerenciar empresas de forma mais integrada e colaborativa, usando um enfoque  sistêmico. Apoiou algumas das maiores organizações brasileiras na transformação de seus modelos de gestão. Atualmente é sócio da EY (antiga Ernst&Young) após ter sua empresa Axia Value Chain ser incorporada em dezembro 2012. Anteriomente foi por 15 anos professor da USP e professor convidado da Universidade de Aachen – Alemanha. Hoje também atua como conselheiro do Instituto Capitalismo Consciente Brasil e de start-ups.

Otan Patrick Ford

Tem mais de 20 anos de experiência como psicoterapeuta. Nos últimos 15 anos atua como um mentor de negócios e coach para CEOs, vice-presidentes  e empreendedores.
Autor  do livro “Unwavering Heart: 5 Keys to Living with Fierce Authenticity” (“Inabalável Coração: 5 Chaves para Viver com Autenticidade Feroz”).

Ademar Bueno

Administrador de Empresas pela FGV-EAESP (Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas), Mestre em Ciências da Saúde pelas Faculdades de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Foi Coordenador de Projetos e Responsabilidade Social da Fundação D’Paschoal, tendo desenvolvido projetos de mobilização interna e público universitário. É Sócio-Diretor da Iara Consultoria e diretor do Instituto Sinapse, há dez anos desenvolve projetos de Empreendedorismo, Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social para empresas, governos instituições do 3o Setor e universidades. É conselheiro da UMAPZ – Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Virada Sustentável e Virada da Saúde.

Ruy Cezar do Espírito Santo

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) , mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), doutor em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professor da PUC-SP e da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) e do Centro Universitário Metropolitano de São Paulo (Unimesp). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade da PUC-SP (Gepi) e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Interdisciplinaridade e Espiritualidade na Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Auto Conhecimento na Formação do Educador, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, auto-conhecimento, formação do educador, fragmentação e transformações. Autor de vários livros sobre Educação.

Carlos Alberto

Sócio-Diretor da T’AI Desenvolvimento Humano; Chefe de cozinha Internacional durante 4 anos em Portugal, atualmente elabora, cria e desenvolve, juntamente com Ines Cozzo, o projeto Neurogastronomia que utiliza diferentes aspectos da gastronomia a favor da aprendizagem, do desenvolvimento de pessoas e da alavancagem de negócios nas organizações; co-facilitador no GEN – Gestão Estratégica com Neurociências; Formação em Coaching Ontológico com bases neurocientíficas e Pós-graduação em Educação Lúdica.

José Bueno

Arquiteto e Urbanista graduado pela USP. Mestre em Aikido, atua há 25 anos como educador baseado nos princípios de uma arte marcial que prepara cidadãos para enfrentar adversidades, lidar com o imprevisto e restaurar a harmonia.Fundador do Instituto Harmonia que desenvolve experiências inovadoras em formação de lideranças, aprendizagem intergeracional e sustentabilidade. Participacão movimento Rios e Ruas. Facilitou trabalho artístico de Sumie e trabalho corporal com Aikido.

Fernando Barba

Músico e compositor, formado pela UNICAMP, fundador e diretor musical do Grupo Barbatuques, Fernando Barba pesquisa a sonoridade da música corporal desde a sua adolescência. Facilitou atividades corporais.

Marcello Arias

Doutor em Psicobiologia pela UNIFESP, filósofo e Coach Ontológico e Autor de vários livros e artigos científicos. Co-fundador do Institutos Appana Mind. Participação no painel de Filosofia

Emygdio Neto

Empreendedor Social com formação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Global Leadership Program da Georgetown University, co-fundador do Movimento #EuVotoDistrital.Participação no Painel de Política.

Marcos Fernandes Gonçalves da Silva

Professor da disciplina Microeconomia no curso de Pós em Direito Empresarial. Pós-Doutor no SAS – University of London, Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo, Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo. Professor nos cursos de pós-graduação da Fundação Getulio Vargas de São Paulo. Participação no painel de Economia.

José Pacheco

Educador, Pedagogo, idealizador da Escola da Ponte em Portugal, colaborador no Projeto Ancora em São Paulo e inspirador de diversas iniciativas na área educacional.Participação no Painel de Educação.

André Gravata

Jornalista e doutorando, Projeto Educ-Ação, co-autor do livro Volta ao Mundo em 13 Escolas, Co-fundador do Movimento Entusiasmo. Participação no Painel de Educação.

Leo Duarte

Graduado em relações internacionais, participou da edição 2011 do Programa Guerreiro Sem Armas, do Instituto Elos, onde capacitou-se para facilitar o Jogo Oasis, uma ferramenta de apoio à mobilização cidadã para a realização de sonhos coletivos criada pela organização.